terça-feira, 6 de julho de 2010

Benefícios da acupuntura

No ocidente, muitos profissionais ainda restringem o emprego da Acupuntura para o tratamento da dor, mas, quando interpretamos o adoecer dentro dos conceitos da Medicina Chinesa, podemos utilizar a Acupuntura para cessar ou auxiliar no controle de determinadas doenças.

Dentre as patologias ósteo - musculares, a Acupuntura apresenta grandes benefícios nas tendinites, fibromialgia, torcicolos, lombalgias, bursites, protusão e hérnia de disco, além de dores musculares.

Existem bons resultados no tratamento de enxaqueca, alergia, asma, ansiedade, depressão, insônia, irritabilidade, TPM, obesidade, gastrite além de muitas outras doenças.


No caso da gestante, esse uso é muito interessante, pois diminui a necessidade de ingestão de medicamentos, sendo menos afetada pelos seus efeitos colaterais, como dor no estômago, sonolência e cansaço, além das repercussões fetais ainda pouco estudadas. Muitos trabalhos científicos apresentam a eficácia no controle de vômitos, lombalgia, ansiedade e gastrite.


Mais recentemente no Brasil, mas há muito tempo utilizada na China, a Acupuntura Estética vem sendo utilizada, trazendo resultados muito promissores.

No ambulatório de Acupuntura Estética da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), vem desenvolvendo pesquisas que demonstram a eficácia desse método para o tratamento de estrias; diminuição de gordura localizada; regressão de manchas (vitiligo, melasma e cloasma gravídico) e marcas de expressão (“pé de galinha”, olheiras, espinhas) no rosto, e de lesões cicatriciais, com a vantagem de ser bem mais econômico, menos agressivo e com resultados mais naturais, pois muda-se a “qualidade” da pele, que volta a se apresentar menos flácida, mais viçosa e brilhante.




Nenhum comentário:

Postar um comentário